Leiria foi, no passado dia 28 de maio, palco da 10ª edição das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar. Apesar do calor que se fez sentir, doentes, familiares e amigos "vestiram a camisola" e perderam o fôlego pela hipertensão pulmonar num evento que contou com quase 200 pessoas. Veja as fotos do evento aqui!

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, celebrado a 5 de maio, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai promover uma campanha de sensibilização para esta patologia, com duas vertentes: educativa - dirigida a doentes, familiares e cuidadores, e desportiva - destinada à população geral.

Novembro é o mês de sensibilização para um dos tipos de hipertensão pulmonar (HP): a HP tromboembólica crónica.
Este tipo de HP é curável, se for diagnosticado a tempo.
Para alertar o público para a importância do diagnóstico precoce, a APHP vai organizar uma caminhada/corrida solidárias, já no próximo dia 20 de novembro.
Contamos consigo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A farmacêutica Acceleron encontra-se a recrutar doentes com hipertensão arterial pulmonar (HAP), com pelo menos 18 anos e diagnosticados há menos de seis meses, para o ensaio HYPERION. 

O ensaio clínico visa testar um medicamento em investigação designado por sotatercept, uma nova opção de tratamento e está a ser estudado para determinar se pode ajudar a melhorar os sintomas e a retardar em segurança a progressão da HAP, quando administrado com a sua atual terapêutica.

Os centros de investigação em Portugal onde se encontra a decorrer o ensaio e que têm o recrutamento a iniciar, são os seguintes:

Hospital Garcia de Orta, EPE, em Almada (Dr.ª Sofia Alegria)

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, em Coimbra (Dr.ª Graça Castro)

Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE - Hospital Pulido Valente, em Lisboa (Dr. Rui Plácido)


Para mais informação sobre o ensaio, consulte o seu médico!

Ciclo de webinares promove a literacia em saúde por parte da comunidade de hipertensão pulmonar

Por ocasião do Dia Mundial a Hipertensão Pulmonar (5 de maio), a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai implementar um ciclo de Webinares dirigido a doentes, cuidadores e profissionais de saúde na área, durante o mês se maio.