Estabeleça um equilíbrio 

Viver com HP é saber encontrar o equilíbrio certo entre aquilo que quer fazer e o que pode fazer. Não é obrigatório parar ou deixar de fazer tudo o que faz parte da sua rotina. Deve sim adaptar as atividades diárias ao seu estilo de vida, às suas capacidades e ao seu bem estar.

Muitos doentes podem não conseguir manter os mesmos níveis de atividade, uma tarefa que antes demorava uma hora a ser realizada pode demorar vários dias. Esta situação é normal e não é razão para se sentir culpado ou envergonhado. Execute as tarefas ao seu ritmo e arranje uma forma de se sentir bem naquilo que consegue fazer.

 

Estabeleça prioridades nas suas atividades

Faça uma lista daquilo que quer fazer e classifique as atividades por ordem de importância. Avalie a importância e estabeleça prioridades para fazer as tarefas mais importantes e adiar as menos importantes.

 

Estabeleça objetivos realistas

Faça uma lista de tarefas e veja quanto tempo demora realisticamente a realizá-las. Faça um horário e divida-as em pequenas tarefas que pode fazer de uma só vez.
Cada dia é diferente, por isso tente encontrar uma rotina que se adapte aos períodos em que se encontra mais cansado e com mais energia.

 

Atividade física

A prática do exercício físico em doentes com HP é uma questão delicada sendo que, tradicionalmente, não se aconselha a atividade física. Hoje, há evidências dos benefícios da prática de atividade física supervisionada nos doentes que melhoram a sua tolerância ao esforço. Atendendo ao estado do doente, há centros que recomendam a atividade diária. Antes de estabelecer um plano de atividade física adequado para si deve consultar o seu médico!

 

Alimentação

É importante adquirir hábitos alimentares saudáveis, que ajudam a manter ou a corrigir o peso e diminuir o esforço cardíaco, reduzindo a quantidade de fluidos nos tecidos e o volume de sangue que o coração tem de bombear.
Como um doente com HP pode ter dificuldade em ter uma vida fisicamente muito ativa, é difícil gerir e manter o peso, pelo que deve falar com o seu médico assistente e ter consultas de nutrição caso este considere necessário.

  • Coma sete vezes ao dia;
  • Prefira cozidos e grelhados, evitando alimentos gordos;
  • Aumente o lado verde do prato;
  • Prefira o azeite a outras gorduras mas utilize-o com moderação;
  • Cozinhe de forma saudável evitando os fritos e as comidas muito engorduradas;
  • Dê preferência à água e aos sumos de fruta naturais. Beba pouca água às refeições;
  • Evite bebidas com gás e ou que faça arrotar;
  • Diminua o consumo de sal e sódio para que consiga controlar melhor a redução de líquidos. Use sumo de limão, pimenta, ervas aromáticas, alho picado;
  • Além do cuidado com o teor de sal e de sódio dos alimentos, é também importante informar-se acerca da quantidade de sódio da medicação que está a tomar;
  • Para mais informações fale com o seu médico.