O que é o serviço de aconselhamento psicológico por telefone?
O serviço de aconselhamento psicológico pretende dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos doentes de hipertensão pulmonar e dos seus familiares (que se encontrem a prestar cuidados de saúde àqueles doentes).

 

Porque foi criado este serviço?
A atual pandemia da COVID-19 motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. A necessidade de adaptação à mudança, com o isolamento e afastamento social, coloca a todos os cidadãos sobre uma pressão psicológica, por vezes difícil de controlar. Este serviço pretende dar apoio em várias situações, como por exemplo:

  • ansiedade aguda
  • fragilidade psicológica
  • agravamento da sua doença psicológica


Quais são os objetivos deste serviço?
Os objetivos deste serviço são:

  • gerir emoções (stresse, ansiedade, angústia, medo) em situação de crise
  • promover a resiliência psicológica
  • diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental na sequência da crise pandemia por COVID-19
  • promover o aumento do sentimento de segurança da população e dos profissionais de saúde
  • orientar para outras entidades de apoio, em caso de necessidade identificada pelo psicólogo


Qual o número de telefone deste serviço?
O número para onde deve ligar é o 914 629 053.

 

Quando está disponível?
O serviço está disponível 24h/dia, 7 dias por semana.

 

Quem atende a chamada?
Rita Rodrigues, do departamento de apoio ao doente de hipertensão pulmonar. Cada caso segue encaminhamento para a Drª Cátia Rodrigues, psicóloga clínica, que agendará a consulta mediante disponibilidade de ambas as partes.

 

Esta chamada é gravada?
Não. Nenhuma das chamadas telefónicas neste âmbito são gravadas.