Vai ficar tudo bem!

Os especialistas em hipertensão pulmonar alertam: os doentes com HP pertencem a um grupo de risco e têm de se manter isolados!

O que é assustador é que não sabemos exatamente quanto tempo é que isto vai durar. Os doentes são pessoas vulneráveis com uma condição subjacente, sendo importante tomar todas as precauções para se protegerem. Ficar escondido dentro de casa até novas ordens é uma perspectiva assustadora, por isso reunimos aqui alguns conselhos que poderá colocar em prática para o ajudar mental e fisicamente durante este período. 

Rotina
Toda a gente tem falado sobre a importância de manter uma rotina. Crie um cronograma com diferentes atividades e tarefas, e atribua-lhes um tempo para os concluir. Vai ajudá-lo a criar um pouco de normalidade.

Exercício
A importância do exercício físico leve em doentes com HP é fundamental tanto para a saúde física como mental. É importante não esquecer isto, mesmo durante este período difícil. Pode encontrar muitos exercícios em casa e até aulas de ioga online. Inclua estas atividades no seu horário diário!

Comida
Quando se fica em casa o dia todo, o acesso à comida pode ser um pouco mais limitado. É tentador comer o que é mais rápido de preparar ou aquilo que está mais à mão. Em vez disso, use esse tempo para colocar em prática os seus dotes culinários e, sempre que possível, dedique algum tempo para preparar refeições saudáveis. Não há melhor altura para colocar isto em prática, já que os restaurantes estão fechados e não deve sair de casa! Para saber que tipo de alimentação é o mais adequado para si, consulte o nosso site na seção Dicas & Conselhos.

Ar fresco
Não subestime o poder do ar fresco. Abra as janelas para a Primavera entrar em sua casa. Se tiver um jardim, vá até lá pelo menos uma vez por dia para não se sentir claustrofóbico. Seria ótimo se conseguisse apanhar um pouco de sol.

Socialize virtualmente
Ligue-se aos seus amigos através das redes sociais como o Facebook ou Whatsapp. Junte-se ao grupo de facebook PHeroes criado pela APHP especialmente para si. Coloque as suas dúvidas, peça conselhos ou simplesmente desabafe. Estamos aqui para o "ouvir"!

Não entre em pânico
Este é um momento assustador para todos, principalmente para os grupos de risco, como é o seu caso. É fácil tornar-se obsessivo, por isso tente limitar a frequência com que vê as notícias, porque, embora seja importante manter-se atualizado com as orientações do governo, há muita informação que se pode tornar avassaladora ou inútil. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para se manter bem e use o seu tempo da maneira mais produtiva possível.

Lembre-se, estamos todos juntos nisto.