Covid-19: tudo o que o doente de hipertensão pulmonar deve saber

Que precauções-extra devem tomar?

Indivíduos com doenças respiratórias, como hipertensão pulmonar, não apresentam maior risco de contrair COVID-19 do que o público em geral. No entanto, a probabilidade de virem a ter uma infeção pulmonar causada pelo vírus é maior.

Os doentes devem, portanto, tomar precauções-extra para minimizar o risco de contrair COVID-19. Além das medidas preventivas gerais sobejamente conhecidas por todos, os doentes, em particular, devem:

  • Armazenar os medicamentos e material necessários para algumas semanas.
  • Evitar multidões e viagens não essenciais.
  • Ficar em casa o máximo possível.

Aqueles com problemas respiratórios existentes só devem usar máscaras quando necessário, uma vez que as mesmas podem dificultar a respiração.
Se surgirem sintomas de uma infecção viral e tiver viajado para uma área de alto risco nos últimos 40 dias, deve isolar-se em casa por 14 dias. Deve manter os seus cuidados diários e falar com o seu médico para quaisquer perguntas específicas sobre o seu estado de saúde.

De um modo geral, a maioria dos doentes com doenças respiratórias recupera do COVID-19.

Conselhos para familiares e cuidadores

Os familiares e cuidadores de pessoas com doenças crónicas como a hipertensão pulmonar devem tomar as devidas precauções e ter um cuidado extra para evitar levar o COVID-19 para casa. Devem acompanhar constantemente os doentes, monitorizando todos os parâmetros e assegurando o stock de medicamentos e outro material necessário de forma a durar várias semanas. Armazenar um stock de alimentos não perecíveis pode ajudar a minimizar as viagens ao supermercado.
As pessoas que apresentam sintomas do COVID-19 devem evitar visitar os seus familiares em lares ou outros lugares até que o período de auto-isolamento esteja concluído.

O que os indivíduos doentes devem fazer?

Se houver sintomas e for confirmado o diagnóstico de COVID-19, os doentes devem seguir estas etapas para evitar a propagação da infeção:

  • Fique em casa, de preferência numa sala separada, não compartilhada com outras pessoas, e isole-se (exceto para obter assistência médica);
  • Evite áreas e transportes públicos;
  • Limite o contato com animais de estimação;
  • Evite partilhar objetos pessoais;
  • Se tossir ou espirrar, faça-o para um lenço e descarte-o imediata e adequadamente;
  • Desinfete as mãos regularmente;
  • Desinfete superfícies como telefones, teclados, casas de banho e mesas.

Antes de ir ao hospital em caso de consulta, deve ligar com antecedência para que o hospital possa tomar as medidas necessárias para evitar a propagação da infecção. Antes de sair de casa, coloque a máscara facial.

Cuidadores que trabalham com doentes com COVID-19 também devem usar máscaras faciais. O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças não recomenda o uso de máscaras faciais por pessoas saudáveis​. No site da Organização Mundial da Saúde (OMS) pode ver como poderá ser feito o uso adequado de uma máscara facial.