Não é fácil para um doente com HP cuidar de crianças e da família porque as exigências físicas e mentais são muitas, podendo ser bastante cansativo. Contudo existem certos conselhos/dicas que podem ajudar:
-
Tenha ajuda disponível sempre que for necessário — pode ser um familiar, um amigo ou um outra pessoa que confie e a quem que possa recorrer. Saber que existem pessoas que estão disponíveis para ajudar quando necessário, alivia a pressão;
-
Tenha um plano de emergência pré-estabelecido. Pode precisar de ter uma pessoa disponível para tomar conta das crianças em período de crise, como internamentos hospitalares, que podem surgir nas alturas mais inconvenientes. Assim, torna-se importante saber com antecedência a quem pode recorrer;
-
Deixe as crianças saber como se sente. As crianças devem perceber porque se sente cansado e não pode desempenhar as mesmas tarefas que os outros adultos.
É importante que a família compreenda as necessidades de todos os seus membros mas especialmente de um doente com HP.
Existem muitas ocasiões em que se sente incapaz de manter a sua vida normal e realizar as suas tarefas diárias. Nestas alturas é importante ter alguém que o possa ajudar até se sentir melhor. Peça ajuda a um familiar e amigo que esteja disponível.
É bastante útil ter um plano de ajuda previamente definido com a referência à(s) pessoa(s) que podem ser contatadas em caso de emergência se receber uma notícia que terá que se deslocar ao hospital e ou ser internado repentinamente. Isso significa que não se deve preocupar com pequenas coisas do dia-a-dia.