
A Annual PH European conference (APHEC) decorreu em Castelldefels, Barcelona (Espanha) de 18 a 21 de setembro. Nela participaram 63 representantes de associações de doentes, de 35 países: Albânia, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia & Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Kosovo, Letónia, Lituânia, Montenegro, Holanda, Polónia, Portugal, República da Macedónia, Roménia, Rússia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Ucrânia.
Como já é hábito, a APHEC incluiu duas vertentes: educacional e formativa. Para a vertente formativa, foram organizados vários workshops, cujos temas incidiam sobre aspetos vitais para o "empoderamento" de uma associação de doentes: a formação dos doentes, a defesa dos seus direitos, a colaboração além fronteiras e angariação de fundos. Os workshops, que foram moderados pelos membros do staff da PHA Europe, permitiram a partilha de experiências entre os vários membros das associações presentes. Para a vertente educacional, contou-se com a presença da Drª Pilar Escribano, médica espanhola especialista em HP, que apresentou os últimos desenvolvimentos em HP.
A indústria farmacêutica marcou igualmente presença no evento. Actelion, Arena, Bayer, Bellerephon, Ferrer, GlaxoSmithKline, MSD e Pfizer, colocaram os participantes a par das últimas notícias:
- está a decorrer um ensaio clínico (TRITON) que estuda as diferenças entre terapêutica combinada tripla e dupla (Actelion);
- o desenvolvimento de uma nova e potente prostaciclina oral (Arena), que está prestes a entrar num ensaio clínico de fase III;
- atualização sobre o desenvolvimento de um dispositivo de óxido nítrico portátil (Bellerephon);
- o lançamento do Breelib, um novo dispositivo de inalação para o iloprost (Bayer);
- o acordo de distribuição para o treprostinil na Europa (Ferrer);
- uma nova aplicação móvel para auto-gestão da doença (GSK);
- o acordo entre a Bayer e a MSD para a distribuição do riociguat (MSD).
Um dos momentos mais esperados foi a entrega de prémios do Dia Mundial da HP 2017: este ano, o primeiro prémio foi atribuído à Associação da Irlanda, pela fantástica campanha de divulgação e angariação de fundos que levaram a cabo juntamente com a Marinha da Irlanda. O segundo e terceiro prémios foram entregues à Áustria e Sérvia, respetivamente.